sábado, 4 de fevereiro de 2012

Conheça o Centro de Cultura Popular Mestre Noza

HISTÓRIA
Em junho de 1983 foi realizado na FUNARTE – Fundação Nacional de Arte, o Encontro Produção de Artesanato Popular e Identidade Cultural por iniciativa do INF - Instituto Nacional de Folclore. Desse Encontro, que reuniu representantes de órgãos da Secretaria de Cultura do MEC, emanou a recomendação de que fosse efetuado pelo INF um Projeto-piloto na área de apoio ao artesão.
A sede da Associação dos Artesãos de Juazeiro do Norte pertencia à Polícia Militar do Ceará. O prédio estava abandonado e através de um projeto do então Secretário Municipal da Cultura, professor e artesão Abraão Batista, foi recuperado, reformado, e criado o Centro de Cultura Popular Mestre Noza.
A linha de pensamento e ação do INF situou o artesão dentro de uma conceituação ampla e abrangente de cultura, entendida como todo sistema interdependente de atividades humanas na sua dinâmica.
Foi criada então a Associação dos Artesãos de Juazeiro do Norte, entidade representativa dos artesãos da cidade para tratar da aquisição e distribuição da matéria prima e gerenciar as vendas diretas da produção artesanal, que são expostas e comercializadas no Centro Cultural Popular Mestre Noza.
O Projeto Cultura Viva dos Artesãos do Mestre Noza vem consolidar parcerias, dinamizar o Centro de Cultura Popular Mestre Noza, fortalecer, equipar a Associação dos Artesãos de Juazeiro do Norte para o desenvolvimento das atividades das várias manifestações culturais. As programações com os alunos da rede pública de ensino fundamental e médio, bem como com entidades e grupos de assistência a idosos e crianças, apresentações de grupos da tradição oral, enfim, toda a mobilização proporcionará a perpetuação da cultura e sustentabilidade ao artesanato, ao folclore, desenvolvimento artístico, renda familiar, inclusão social, e qualidade de vida para mais de duas centenas de artistas de tamanha importância no âmbito regional, estadual, e, inseridos neste contexto, das várias regiões do país e do mundo, alcançadas por nossa tradição cultural.
OBJETIVO
Preservar e divulgar a cultura, o folclore, as tradições e a ecologia. Estimular e formar público apreciador e consumidor de arte popular, folclore, e artesanato. Gerar perspectivas positivas, a partir da formação de público, para o aumento do volume de negócios realizados pelos Artesãos, garantindo renda e atividade sustentável à maior comunidade artesanal do Nordeste. Fomentar o turismo, o estudo, a pesquisa, a educação. Incluir, contextualizar o artesão no processo de formação sociocultural produtivo cearense para o Brasil, e para o Mundo. Dar continuidade à tradição e à cultura.
Justificativa
Há vinte e cinco anos atuando e encontrando limitações de ordem técnica e financeira para o desenvolvimento e o incremento de sua atividade, com a responsabilidade de efetivar ações que viabilizem o crescimento, proporcionem ânimo para cultivar e propagar a cultura artesanal e a atividade artística para tão importante trabalho desenvolvido no Centro Mestre Noza, em Juazeiro, concorrer a Ponto de Cultura. Elaborou-se projeto a partir das atividades já desenvolvidas atualmente, buscando a revitalização daquelas que atravessam dificuldades, ou foram suprimidas ao decorrer dos anos. A Associação dos Artesãos do Centro de Cultura Popular Mestre Noza vem garantir à cultura e ao folclore nordestino arraigado na Região do Cariri, sua maior participação no processo produtivo, sua inclusão, apresentação e divulgação ao público, e conscientização ecológica, gerando uma dinâmica capaz de possibilitar desenvolvimento sustentável.
É objetivo do Governo do Estado do Ceará a implementação de ações para o desenvolvimento e a sustentabilidade. O artesanato, dentre tantas atividades artísticas, sempre foi uma das principais fontes geradoras de renda familiar na Região do Cariri e, principalmente, na cidade de Juazeiro do Norte. O apoio, a captação de recursos, o investimento neste setor da economia, o incremento da mão de obra, a participação da comunidade, da Escola, do público consumidor de arte popular, faz-se imprescindível para seu progresso, e para a continuidade de uma tradição que encanta visitantes e estudiosos de tantas partes do Brasil e do mundo.
Para maiores informações visite o site http://pontodeculturamestrenoza.blogspot.com/

Nenhum comentário: