segunda-feira, 21 de abril de 2014

UFC publica livro sobre Mestre Noza, o escultor do Padre Cícero

A Universidade Federal do Ceará através das Edições UFC acaba de publicar o excelente livro Noza, o escultor do Padre Cícero, organizado por Gilmar de Carvalho. A obra contém a coleção de esculturas criadas pelo artista sob encomenda do professor juazeirense Renato Casimiro, depois doada ao acervo do MAUC, e textos de Renato Casimiro, Gilmar de Carvalho, Matine Kunze, Pedro Eymar e uma entrevista com Mestre Noza realizada por Geraldo Sarno. Com 202 página em papel couche e primoroso acabamento gráfico a obra tem tudo para ser referência na bibliografia do famoso artista pernambucano adotado por Juazeiro do Norte. 

Na apresentação da obra o reitor da UFC, Jesualdo Pereira de Farias escreveu:

Com a edição deste livro, se celebra urn encontro de pessoas talentosas, sensíveis e generosas que um dia se viram atraídas pela produção de um dos maiores artistas populares do Nordeste. Aqui se transcrevem depoimentos sobre Mestre Noza, entremeados de imagens de santos (mas também de Lampião e Maria Bonita) que ele entalhou na madeira com seu traço rústico e despojado. É o registro mais oportuno que poderíamos fazer dessa rica coleção de 59 peças, doada ao Museu de Arte-MAUC da Universidade Federal do Ceara pelo professor Renato Casimiro.
Nos anos 1970, Renato aproximou-se de Noza e, conquistado por sua arte, Ihe fez uma encomenda audaciosa - 100 imagens de santos. Ao final, receberia 59. As pequenas peças são reveladoras da estética e do método de produção empregado pelo artista. Por sua autenticidade e beleza, constituem-se em um tesouro, que o professor Renato sempre pretendeu revelar ao público. Com a recente doação ao MAUC, o acervo ganha um cenário adequado, onde será valorizado, como merece, e cuidadosamente preservado, como se impõe.
Aqui, fica consignado o reconhecimento da Universidade Federal do Ceará ao professor Renato Casimiro, pelo ato generoso e pela sensibilidade que presidiu sua doação. O livro agora editado, sob a coordenação do Prof. Gilmar de Carvalho, fotos de Francisco Sousa e um primoroso projeto gráfico de Alexia Brasil, vem constituir-se numa espécie de "documento fundante" dessa nova coleção do MAUC, emoldurando-a com informações e comentários extremamente enriquecedores. O próprio Casimiro relata seus contatos com Mestre Noza, em um texto sequenciado pelos artigos dos professores Martine Kunz, Gilmar de Carvalho e Pedro Eymar.
Sem dúvida,"Noza - O Escultor do Padre Cicero", resultou em uma obra a altura do acervo que se propõe divulgar.